O Tesouro Direto é uma plataforma de negociação, isto é, um site para quem utiliza o computador ou um aplicativo para quem utiliza o celular para fazer seus investimentos.
Assim, você empresta seu dinheiro ao Governo Federal para realizar investimentos em saúde, educação, transporte, entre outras áreas importantes e, em troca, recebe uma remuneração que varia de acordo com o investimento escolhido.
Atenção!!
Você sabia que os títulos públicos do Tesouro Direto estão disponíveis em praticamente todos os Bancos e Corretoras, mas dificilmente é dito ou divulgado aos seus clientes? Pois estes não ganham praticamente NADA, isto é , não há cobrança de taxa ou comissão!
Entrando na questão da rentabilidade desse investimento, ela varia de acordo com o tipo de título escolhido, por exemplo :
1- Títulos prefixados: a taxa de juros é fixa e é definida especificamente no momento do seu investimento. Assim você sabe exatamente quanto vai receber se mantiver o título até o vencimento, não havendo então dúvida quanto ao valor a ser recebido. É importante salientar que não há uma regra fixa que define esta rentabilidade, pois, diariamente as taxas, isto é, a rentabilidade dos títulos públicos são atualizadas, sendo assim deve-se observar a taxa antes de investir.
2- Títulos pós-fixados: eles possuem a rentabilidade atrelada a um indicador que varia ao longo do tempo, ou seja, não há como saber exatamente o valor a ser recebido no vencimento do título como no Tesouro Prefixado.
Saiba que temos dois tipos de indicadores (indicadores) que definem os títulos Pós -fixados.
a) Tesouro Selic: é um título no qual a rentabilidade varia de acordo com a taxa de juros, isto é, a taxa básica do mercado financeiro brasileiro, a Selic.
b) Tesouro IPCA+: é um título no qual o Indexador é a inflação oficial do Brasil (IPCA) acrescido de uma taxa (juros/rentabilidade) prefixado no momento da compra.
Resumindo:
- Dentro da plataforma do Tesouro Direto você compra títulos públicos federais que lá possui;
- A rentabilidade é acima de muitos fundos de investimento e principalmente da poupança, desde que somente venda o título na data do seu vencimento;
- Quanto à Segurança, é um excelente investimento do mercado financeiro brasileiro, pois a garantia não é privada, isto é, de Banco ou corretora e sim do próprio Governo Federal (Tesouro Nacional).
- Tem uma boa liquidez muito próxima da poupança, desde que solicitado antes das 13h em dias úteis.
E aí, gostou desse conteúdo? Se inscreva também em nosso canal do Youtube e ative o sininho para ser avisado dos novos conteúdos.
Um forte abraço e bons investimentos.
Pague-se Primeiro: Você em Primeiro Lugar.