VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

Devo investir sem reserva de emergência?

Olá pessoal!

Hoje trago essa indagação. Afinal, as pessoas têm pressa em atingir suas metas num determinado prazo e procuram rentabilizar o máximo possível os seus recursos aportados no mercado financeiro. Mas entenda, a reserva de emergência tem uma função específica de proteger você nos momentos de sufoco, pois as emergências fazem parte das nossas vidas, assim como a morte é inerente à vida de qualquer ser humano. 

A reserva traz segurança, tranquilidade e protege até o seu patrimônio já investido. Portanto, seu objetivo principal não é o da rentabilidade e sim o da liquidez, ou seja, ter o dinheiro à sua disposição no momento oportuno. Que pode ser com o desemprego, despesas com sua saúde e de seus dependentes, reparos emergenciais com moradia e transporte. 

Compreenda que começar a investir sem ter uma reserva de emergência é como se você estivesse numa guerra desprotegida. Tenha sempre em mente que a probabilidade de acontecer algum infortúnio na sua vida ao menos uma vez, sempre será possível. E ter a reserva neste momento fará toda a diferença. Você não precisará ficar nervoso, ficar sem dormir, estressado, apavorado e recorrer a empréstimos com juros, muitas vezes abusivos, para lhe socorrer, atrasando seu cronograma de metas a alcançar. 

Então, antes de iniciar sua carteira de investimentos, é recomendável construir uma boa reserva de emergência. Sendo assim, para a construção de sua reserva de emergência, seu maior critério deve ser a liquidez, ou seja, opções que te possibilitem ter o dinheiro à mão na hora que precisar. 

Não deixe a ganância controlar suas emoções na hora de investir, tenha paciência e humildade para aprender cada vez mais. Apenas dessa forma você conseguirá atingir a sua independência financeira.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no nosso canal e compartilhe com quem quer aprender a investir de forma segura. 

Pague-se Primeiro: Você em Primeiro Lugar.

Compartilhe

Mais posts

newsletter