VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

6 sinais de erros no seu planejamento financeiro

O objetivo desse artigo é te ajudar a identificar os 6 sinais que indicam que você pode não estar no melhor caminho do seu planejamento financeiro.

1-  As planilhas e/ou anotações financeiras estão desatualizadas

Você fez a sua própria planilha de ganhos e gastos, mas esquece de anotar tudo o que paga?

Para o seu planejamento financeiro dar certo, esse passo precisa funcionar sem falhas.

Determine um horário no dia para fazer os novos lançamentos na planilha, aplicativo ou até mesmo no caderno que você separou para anotar seu orçamento financeiro. Pode ser um pouco antes de dormir ou no início da manhã do dia anterior, mas todos os gastos precisam ser anotados. Desde a compra de um chiclete até o pagamento do aluguel.

2- Você não consegue poupar e nem investir.

Olhe bem para a suas anotações, seu saldo inteligente: quanto da sua renda mensal você poupou e investiu? Ter dinheiro guardado, isto é, reservas financeiras é uma premissa básica de um bom planejamento financeiro.

Não é preciso muito dinheiro para começar a investir e você pode começar com no tesouro Selic, por exemplo. É um título público que tem liquidez diária(você pode sacar a qualquer momento), rendimento acima da inflação e com segurança alta. Se quiser conhecer melhor os títulos públicos, da plataforma Tesouro Direto, é só acessar o link (https://www.pagueseprimeiro.com.br/ebook-tesouro-direto/) nosso ebook.

3- Seu dinheiro não dura até o fim do mês

Acabou o dinheiro antes do fim do mês? Isso definitivamente não é um bom sinal. Quando isso acontece, normalmente sinaliza que você tem um padrão de vida maior do que o do seu orçamento, ou seja, gasta mais do que ganha. Por isso, reveja seus gastos e cheque onde você pode economizar.

Até lá, priorize as contas indispensáveis para evitar uma bola de neve em novas dívidas.

4- As dívidas antigas não estão sendo quitadas

Pagar as velhas dívidas é muito importante para ter uma vida financeira saudável. Se você não está conseguindo fazer isso, é um sinal vermelho de que o seu planejamento está falhando.

A primeira coisa que você precisa ver é se na sua planilha de gastos há um espaço destinado para planejar o pagamento dessas dívidas. Se não tiver, crie esse campo já.

Quando você escolher quais contas antigas serão pagas, primeiro você deve definir quanto do seu orçamento mensal será destinado para pagar essas contas. Para ter uma vida financeira no azul, é preciso resolver as pendências do passado. Por isso, nada de deixar esse assunto de lado.

5- Você não consegue fazer planos a longo prazo

Você até consegue pagar as contas e guardar um pouquinho de dinheiro, mas não consegue planejar nada a longo prazo, para o seu futuro.

Ter o poder da sua própria vida financeira é importante porque te ajuda a realizar sonhos. Quem não quer viajar, ter uma casa confortável e viver em tranquilidade?

Se você cuidar bem do seu dinheiro, os seus sonhos também vão caber no seu orçamento. Guarde, nem que seja um pouco, todos os meses para realizar um sonho de longo prazo. Isso é importante para você, para a sua família e sua vida financeira

6- Quando você tem a sensação de que precisa de mais dinheiro para o planejamento financeiro funcionar.

Todos os métodos te fazem crer que você precisa receber mais para as contas serem pagas e você conseguir investir dinheiro? Há algo errado.

É claro que há exceções, e que muitas vezes o valor que recebemos não é mesmo o suficiente para pagar todas as contas que a gente já tinha e ainda atender as necessidades atuais. Mas a palavra-chave aqui é PLANEJAMENTO.

Você pode fazer um dinheiro extra ou ainda encontrar formas de juntar dinheiro rápido. Pode ainda pedir um aumento do seu chefe ou abrir o próprio negócio. Mas você já deve ter ouvido aquela máxima: “Quanto mais você ganha, mais você gasta”. O que quero te lembrar é que até uma pessoa com muito dinheiro pode ter problemas financeiros se não souber organizar as contas e dedicar alguns minutos para fazer um planejamento financeiro.

É preciso um plano de vida elaborado a partir de uma auto análise sincera. Você irá analisar seus objetivos e desenhar uma forma de alcançá-los.

Se você fizer um planejamento financeiro estratégico, você conseguirá atingir esse sonho com mais assertividade, sem deixar que outros obstáculos da vida sejam impeditivos.

Agora que te apresentei esses sinais, analise aí se algum deles estão atrapalhando a eficácia do seu planejamento financeiro. Não deixe para depois o que você pode fazer agora mesmo. Tenha o controle de seu dinheiro e faça seu planejamento dar certo.

Quer aprender mais sobre planejamento financeiro? Nos siga por aqui e também lá  no perfil do instagram @pagueseprimeiro.oficial.

Eu espero que esse artigo faça sentido para você e que essas informações te ajudem na construção e manutenção de seu Planejamento financeiro pessoal. Não esqueça de compartilhar com um amigo que precisa também ler esse artigo.

Abraços,

Pague-se primeiro, você em primeiro lugar.

Compartilhe

Mais posts

newsletter