Primeiramente vamos entender o que é o Tesouro Direto.
Tesouro Direto tecnicamente falando é uma plataforma de negociação, na qual qualquer pessoa com CPF pode acessar pelo computador o site do “tesourodireto.com.br” ou pelo aplicativo no celular para investir em títulos públicos federais.
Agora falando de maneira simplificada, o tesouro direto é uma forma de você, investidor, emprestar seu dinheiro para o governo federal e receber a rentabilidade acordada conforme o tipo de título investido. Para isto, é necessário possuir uma conta corrente ou poupança em um banco tradicional ou banco digital. Além disso, é necessário criar uma outra conta de investimento, isto é, você não consegue comprar títulos públicos do governo direto da sua conta corrente ou da poupança. Sendo assim, é necessário criar um cadastro em uma “conta de investimento” que pode ser do próprio banco ou de uma corretora independente. Agora sim, você como investidor pode transferir seu dinheiro da conta corrente ou poupança para a “conta investimento”.
Lembrando que tanto o Tesouro direto como a poupança são produtos financeiros que pertencem a classe da Renda Fixa.
Entretanto, o que difere o tesouro direto da poupança em relação ao tipo de conta é que:
O tesouro direto é uma plataforma, isto é, tanto o site como aplicativo funciona das 9:30 hs às 18:00hs em dias úteis, tanto para comprar os títulos como para resgatar seu dinheiro.
Por outro lado, na poupança você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento , até porque os caixas eletrônicos estão disponíveis todos os dias da semana.
E você, poupador e investidor, você já investe em títulos públicos federais, por meio da plataforma do tesouro direto?
Um forte abraço e bons investimentos.
Pague-se Primeiro: Você em Primeiro Lugar.