Olá,
Falaremos sobre uma verdade nua e crua que incomoda a maioria das pessoas, mas é preciso ser dita para aquelas que almejam um dia se tornarem independentes. Eis a verdade: a grande diferença entre as pessoas endividadas e as pessoas independentes é que as primeiras jogam todo o dinheiro que ganham no lixo, enquanto que as outras reinvestem o dinheiro que ganham para que tenham mais dinheiro no futuro. Vou explicar.
As pessoas endividadas são aquelas pessoas que gastam mais do que recebem e, além disso, jogam o dinheiro no lixo comprando bens ou serviços supérfluos que não agregam nenhum valor para a vida delas com a única finalidade de ostentarem riqueza. Veja abaixo alguns exemplos:
1) Carros importados, roupas e acessórios de marca e itens domésticos desnecessários => Bens de luxo desejados pelos ricos também são objeto de desejo para as pessoas que não fazem parte da camada mais rica da sociedade (a grande maioria). As pessoas precisam entender que os bens se desgastam com o tempo e perdem valor, mesmo que sejam de luxo. Faça uma reflexão antes de comprar qualquer bem. Será que eu posso arcar com o valor no momento atual? Será que eu preciso realmente dele? Será que um similar mais barato não supriria a minha necessidade da mesma forma? Vale lembrar que muitas pessoas se endividam através de financiamentos e cartões de crédito para adquirir esses itens, transformando a dívida numa bola de neve destruidora de patrimônio;
2) Restaurantes e academias de ginástica mais caros => Estabelecimentos que prestam algum tipo de serviço de forma mais satisfatória do que os demais também são objeto de desejo assim como os do item anterior. Afinal, quem não gosta de ter experiências mais prazerosas? Porém, é necessário refletir quanto à frequência e ao custo-benefício desses serviços. Será que cabe no meu orçamento ir ao meu restaurante preferido, que é o mais caro da cidade, todo domingo? Será que compensa frequentar a academia mais cara da cidade apenas porque eu quero postar fotos malhando nela nas minhas redes sociais? Será que o dinheiro a ser gasto com essa academia vai trazer um retorno maior para a minha saúde se eu a escolher em detrimento das demais?
Compreenda que não estou aqui aconselhando você a se privar dos bens e serviços caros e de boa qualidade que você costuma consumir. Estou apenas te aconselhando a refletir antes de gastar com qualquer item para que você não venha a contrair dívidas ruins.
Já as pessoas independentes são aquelas que sabem reinvestir o dinheiro que ganham. E como elas fazem isso? Investindo em conhecimento! Veja abaixo os tipos de conhecimento mais importantes para o seu dinheiro:
1) Conhecimento profissional => Cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, cursos intensivos de outras áreas correlatas, leitura de livros, revistas, blogs e sites especializados, assistir vídeos de profissionais da área nas mídias sociais, e todas as outras ferramentas disponíveis para aumentar o seu conhecimento na área profissional que você escolheu. Esse tipo de conhecimento é o que mais vai lhe gerar aumento de renda no futuro;
2) Conhecimento financeiro => Cursos, consultorias, assessorias, livros, blogs, sites e vídeos sobre Educação Financeira, desde o básico até o mais avançado. Não basta apenas você ganhar muito dinheiro se você não sabe administrá-lo. Você deve saber gerir o seu dinheiro, pois caso contrário as pessoas e instituições que sabem tomarão conta dele (o seu dinheiro) cobrando bem caro.
A partir de hoje, procure analisar todos os seus gastos e reflita se eles estão te levando para uma situação financeira melhor ou pior no futuro. Um bom gatilho mental é sempre se perguntar antes de tomar uma decisão de compra se aquilo vai me dar um retorno financeiro de alguma forma no futuro. Uma peça de roupa (um terno ou blazer), pode ser um investimento e não um gasto supérfluo se você está iniciando uma carreira profissional onde você atenderá vários clientes e precisa melhorar sua imagem visual. Sacou?
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe esse artigo com uma pessoa que também precise ter mais cuidado com sua renda e diminuir ou eliminar seus gastos para ter sucesso na vida financeira.
Pague-se primeiro, você em primeiro lugar.