Você já parou para refletir como todos os dias nós podemos escutar inverdades e nem sempre percebemos que estamos sendo enganados?
No mundo das instituições bancárias, isso não é diferente. Muitas vezes, nos omitem verdades sobre os produtos financeiros ofertados e quando falta conhecimento em Educação Financeira muitos caem em ciladas terríveis.
Nós aqui do Pague-se Primeiro, sempre trazemos conhecimento financeiro para gerar em você aprendizagem, pois assim você verá com clareza as verdades no mercado financeiro, sem máscaras, sem letras miúdas e sem mentiras.
Então vamos lá, vamos desvendar o que as instituições bancárias evitam te contar.
1- Venda Casada
Venda casada não é obrigatória. Muitos bancos oferecem a venda casada, ou seja, você solicita um serviço e para que ele seja concluído, precisa levar outro junto.
Trazendo para o mundo dos empréstimos consignados, vemos muito isso com o cartão de crédito consignado. Normalmente acontece assim: O cliente solicita o crédito e juntamente com ele recebe um cartão de crédito consignado, mesmo sem ter solicitado.
Assim como, para que seu empréstimo seja liberado é preciso que você pague um seguro ou taxas administrativas que são de obrigação do Banco arcar.
Fique de olho também no CET que é o Custo Efetivo Total, correspondente a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte. Sempre analise o CET no seu contrato para saber o que você está pagando e se não há juros abusivos embutidos nele.
2 – Para ter um bom relacionamento é preciso adquirir produtos do Banco
Se seu Banco fala que para construir um bom relacionamento é preciso sempre adquirir novos produtos, corra!
Para ter um bom relacionamento é preciso pagar suas contas em dia e evitar o atraso de pagamentos.
Caso se sinta à vontade, pode ter produtos do banco, mas é preciso verificar se ele vai trazer apenas vantagem para o Banco ou se você também terá algum benefício.
3 – Contas sem tarifas
Muitos bancos não informam para seus clientes que existe uma conta com um pacote básico de serviços, isenta de pagamentos, que é regulamentada pelo Banco Central.
Na hora de abrir a conta, eles sempre informam aquela conta com “benefícios” e que tem um pagamento mensal.
4 – Títulos de Capitalização
Muitas vezes, o seu gerente tenta de todas as formas “empurrar” um título de capitalização, sempre com o discurso: que é o melhor investimento.
Mas não é verdade. Um título de capitalização é uma aplicação programada, normalmente oferecida por Bancos e durante um prazo determinado em contrato. Todos os meses é descontado da conta corrente ou conta poupança do cliente o valor do título de capitalização (a cota pode ser paga de forma única também. Você investe seu dinheiro e, caso não seja sorteado, recebe o valor sem reajustes no final do contrato, ou seja, o valor não sofre incidência de juros ou correção monetária. E isso eles não te contam.
Isso quer dizer que você deixou de ganhar dinheiro se tivesse realmente investido.
Me conta aqui, você já foi atendido por algum Banco que não te contou essas verdades? Eu já! Mas eu aprendi a enxergar com clareza essas e outras verdades. E nós do Pague-se primeiro, queremos muito te ajudar a percebê-las também.
Continue nos seguindo por aqui, no nosso canal do youtube @pagueseprimeiro e também lá pelo perfil do instagram @pagueseprimeiro.oficial.
Espero te ver por aqui, no próximo vídeo.
Pague-se Primeiro: você em primeiro lugar