Olá pessoal,
Meu nome é Pedro Pinheiro, sou Educador Financeiro e Co-fundador do Pague-se Primeiro. E essa é uma pergunta que todos os investidores iniciantes, sem exceção, fazem ao começar a investir: Afinal, na prática, como uma pessoa pode começar a investir?
Qual o caminho ou quais os caminhos deverão ser seguidos por um investidor iniciante para que ele possa ter sucesso em sua empreitada? Leia esse artigo até o final, pois vou te explicar!
Existem 3 grandes fatores comportamentais do investidor iniciante que influenciam na formação da sua carteira de investimentos:
1º) O seu perfil investidor ou perfil de risco. É o fator mais importante na formação da carteira de investimentos, pois o perfil investidor é o tipo de comportamento do indivíduo em relação aos seus investimentos.
E existem 3 tipos de perfil investidor:
1º) Perfil conservador, que é aquele que tem aversão à risco e preza sobretudo por segurança; 2º) Perfil moderado, que é aquele que prioriza segurança, mas aceita um pouco de risco;
3º) Perfil arrojado, que é aquele que assume mais riscos para ter um retorno maior.
E aí você pode se perguntar: Mas como eu faço para descobrir o meu perfil investidor?
Muito simples: após abrir uma conta na corretora de valores para começar a investir, a própria corretora lhe convida a responder um questionário com cerca de 10 perguntas chamado A.P.I Análise do Perfil Investidor ou Teste de Suitability, e após respondê-la a corretora lhe dirá se você é um investidor com perfil conservador, moderado ou arrojado. E, além disso, lhe dirá quais serão os investimentos mais recomendados para você começar a investir.
2º) O seu nível de conhecimento em investimentos: O nível de conhecimento em investimentos, também é muito importante na medida em que ele freia qualquer ímpeto de ganância por parte do investidor iniciante.
Por exemplo: se após responder o questionário A.P.I a corretora lhe diz que você é um investidor com perfil arrojado e que já pode começar a investir em ativos de renda variável mais arriscados, como ações de empresas e fundos imobiliários, você deve ter muita cautela nessa hora, pois muitas vezes você pode ter tido uma experiência negativa com renda variável no passado, responder no questionário que já investe ou investiu em renda variável e de posse dessas informações a corretora lhe recomendar esses ativos mais arriscados que eu citei agora há pouco sem você ter ainda o conhecimento necessário para discernir entre o que é um bom investimento e o que não é um bom investimento, dentro da renda variável.
3º) Os seus objetivos de curto, médio e longo prazo: é a cereja do seu bolo ou o selo que fecha o seu pacote de investimentos, na medida em que esse fator é a própria razão de existência de uma carteira de investimentos. Afinal, de que adianta você investir se você não sabe aonde quer chegar com os seus investimentos?
Vou dar um exemplo bem simples para explicar: suponha que após responder o questionário A.P.I a corretora lhe defina como um investidor arrojado e logo lhe recomende investimentos mais arriscados dentro da renda variável e que, além disso, você tenha como objetivo de longo prazo alcançar a independência financeira. Porém, você está no momento atual da sua vida cheio de objetivos de curto e médio prazo: você pretende se casar daqui a 1 ano, comprar um imóvel próprio daqui a 3 anos, trocar de carro daqui a 4 anos, e assim sucessivamente.
Perceba que nesse exemplo que eu dei agora você não poderá se arriscar muito nos investimentos, por mais arrojado que você seja, pelo simples fato de você ter muitos compromisso financeiros daqui a poucos anos e, sendo assim, precisará ter o máximo de segurança para não correr o risco de não conseguir acumular os valores necessários nas respectivas datas dos objetivos.
E aí? Agora já se sente mais tranquilo para começar a investir? Quer aprender, na prática, a investir com a ajuda de profissionais? Nós do Pague-se Primeiro estamos preparados para te ajudar. Se inscreva no nosso canal do youtube @pagueseprimeiro e caso tenha alguma dúvida coloque aqui embaixo nos comentários. Se você gostou desse artigo, curta e compartilhe para que possamos levar esse conhecimento para o máximo de pessoas!
Pague-se Primeiro, você em primeiro lugar!