Seis estratégias para manter as finanças do casal em equilíbrio.
Hoje quero te mostrar seis estratégias para você manter as finanças do seu relacionamento em equilíbrio, afinal de contas, a vida financeira é um dos pilares que mantem em ordem a vida de um casal.
Então vamos lá,
1. Ter um planejamento financeiro
O gerenciamento inteligente das finanças do casal começa por decidir quem será responsável por administrar cada parte dos recursos. O diálogo é importante. Se vocês nunca fizeram isso antes, comecem testando quem se sente mais confortável ficando responsável por cada função e, de comum acordo, ajustem essas atribuições se necessário. Estejam sempre alinhados ao elaborar o planejamento financeiro.
2. Dar prioridade à quitação de dívidas
No planejamento financeiro do casal, é importante relacionar todos os débitos adquiridos e colocar esses pagamentos junto com todas as outras despesas. Se a conta não fechar e os recursos não forem suficientes, o melhor a ser feito é dar prioridade à quitação das dívidas, eliminando os gastos desnecessários.
3. Eliminar gastos supérfluos
Analise o seu gerenciador de finanças para entender como o dinheiro é gasto. Feito isso, identifique onde é possível realizar cortes, de modo a economizar para pagar as dívidas ou para investir, caso vocês não estejam inadimplentes. Só não sejam muito radicais e lembrem-se de que é importante reservar uma parcela da renda para o lazer e momentos agradáveis a dois.
4. Aprender a investir
Quando a saúde financeira do casal estiver estável, chegou a hora de investir o dinheiro que sobrou. Assim, o capital de vocês se valorizará conforme o tempo passa. Sentem-se para conversar a respeito da tolerância que cada um de vocês têm aos riscos inerentes às aplicações financeiras disponíveis no mercado.
5. Estabelecer objetivos
Vocês não devem somente investir aleatoriamente. Traçar objetivos é muito importante para escolher os investimentos mais adequados. Decidam o que vocês pretendem fazer com o dinheiro que será aplicado pois quando vocês têm objetivos e metas para seus investimentos fica mais fácil se comprometerem com a disciplina que um poupador exige, a fim de atingir o que querem.
6. Fugir da Infidelidade financeira
Trata-se das mentiras que um parceiro conta ao outro sobre dinheiro e que podem estragar a união.
Alguns exemplos de atitudes que representam que você está sendo infiel financeiramente é quando você não diz ao seu marido que tem dívidas, ou quando você é irresponsável no consumo e compra muita coisa sem necessidade.
Procure ser honesto e transparente nas conversas sobre dinheiro. Isso fará com que o relacionamento de vocês ganhe muito mais intimidade e confiança, crescendo e florescendo como você deseja, tanto em momentos de abundância como de escassez.
Espero ter ajudado através desse conteúdo. Se você precisa de aprofundamento nos estudos para entender melhor como construir um planejamento financeiro eficaz e fazer os investimentos certos de acordo com as necessidades em seu relacionamento, continue conosco por aqui no nosso site mas no siga também pelo canal do youtube pagueseprimeiro e no instagram pagueseprimeiro.oficial. Será um prazer ajudar você quanto a gerencia de seu dinheiro no seu relacionamento. Compartilhe com os amigos que precisam também ler esse artigo.
Abraços,
Pague-se primeiro, você em primeiro lugar.