Qual é o melhor investimento?
Olá,
Hoje eu quero trazer para você um questionamento que é predominante na nossa sociedade brasileira no que diz respeito a investimentos. Recorrentemente eu ouço brasileiros leigos em investimentos fazendo a seguinte pergunta: “Qual é o melhor investimento?” E eu vou te explicar aqui o porquê desse tipo de pergunta não fazer nenhum sentido lógico no mundo dos investimentos.
Fazer esse tipo de pergunta é a mesma coisa que você chegar numa loja de materiais de construção e perguntar ao vendedor: “Qual o melhor material de construção vendido aqui?”. Se você não falar ao vendedor qual a sua necessidade ele não conseguirá responder a sua pergunta, como por exemplo, se você precisa cortar uma tábua, o mais indicado seria o serrote, se for pregar um prego, então um martelo. Agora, para construir uma parede,o indicado serão tijolos e cimento.
Isso nos mostra que é necessário saber qual o objetivo que você quer alcançar com a ferramenta, para assim o vendedor te dizer qual a melhor ferramenta indicada para resolver a sua necessidade.
No mundo dos investimentos isso não é diferente, pois assim como nos materiais de construção, os investimentos também cumprem funções diferentes numa carteira de investimentos, que precisa ter objetivos específicos que determinará o futuro do seu patrimônio financeiro.
Essa confusão se dá pelo fato da maioria dos brasileiros não compreenderem que uma carteira de investimentos deve ser alicerçada por um tripé de fatores: liquidez, risco e rentabilidade. A maioria foca apenas neste último fator, sem saber que o risco acompanha a rentabilidade, ou seja, quanto maior a possibilidade de um investimento gerar retornos expressivos, maior será o risco atrelado a esse investimento. Rentabilidade (retorno) e risco são diretamente proporcionais, isto é, quanto maior for a rentabilidade, maior será o risco, e vice e versa. Portanto, para minimizar esses riscos é de suma importância a diversificação de seus investimentos mesmo dentro da Renda Fixa ou da Renda Variável.
Então você que está iniciando agora nos investimentos, fique atento! Não existe investimento “bala de prata”, ou seja, aquele investimento que vai resolver todos os seus problemas da noite para o dia. O que existe como caminho para a prosperidade através da Bolsa de Valores é a soma trabalho +conhecimento financeiro+investimentos, no longo prazo.
A Bolsa de Valores não vai te enriquecer da noite para o dia, pois ela cumpre apenas 2 funções básicas: 1) formar um patrimônio no longo prazo que vai lhe gerar uma renda passiva, juros; e 2) proteger o seu poder de compra ou repor as perdas inflacionárias.
Agora, se você quiser enriquecer da noite para o dia, aposte na loteria. Uma coisa que você poderá ficar a vida toda esperando acontecer, perdendo seu tempo e seu dinheiro, pois a loteria não é investimento e sim uma aposta.
Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas com esse artigo. Se gostou, compartilhe esse conteúdo com quem precisa. Um forte abraço!
Pague-se Primeiro
Você em primeiro lugar.