VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

OS PRIMEIROS PASSOS PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Olá pessoal!

Hoje trago dicas de como cuidar bem e gerir  melhor o seu dinheiro.

Uma pessoa que pensa em iniciar seus primeiros investimentos, ou outra que pode estar na situação oposta, em situação de endividamento, a orientação vai ser a mesma. O primeiro passo para essas duas situações é fazer o orçamento doméstico, com o mapeamento detalhado do que entra e sai de dinheiro em sua vida mensalmente. Então, não dê nenhum passo em sua vida financeira, sem antes dar a devida importância na elaboração de seu orçamento doméstico.

Um ponto interessante que quando se começa a anotar seus gastos as primeiras percepções em via de regra são sempre a mesma para todos, elas acabam se surpreendendo com seus gastos, e mais interessante ainda, é que a maioria das pessoas vão falar que sabem de todos os seus gastos, que não precisa ficar anotando controlando isso não, mas na realidade só vão saber quando passarem a fazer esse controle. E no final acabam dizendo eu não sabia que gastava tanto assim, e nem mesmo que tinha comprado isso ou aquilo e ainda estava devendo tais parcelas.

Veja bem, após a identificação de suas despesas você vai perceber que as despesas fixas vão mostrar o seu padrão de vida. E o que são essas despesas fixas? Aquelas que se repetem todos os meses, são os gastos com o carro, aluguel, financiamentos, se esta soma de gastos consumir mais de 50% dos seus ganhos, opa acenda um sinal laranja, um sinal de alerta, muitas das vezes nesse caso será preciso dá um passinho para trás para se livrar de alguma despesa, antes que isso te leve ao endividamento.

Agora quanto as despesas variáveis, como deliverys, lazer, happy hour, de certo modo você tem mais poder sobre elas e fica mais fácil de fazer algum remanejamento se necessário.

Agora imagina aquela pessoa que não faz nenhum controle, deixa a vida te levar. Como saber então sua real situação financeira?

Então inicie já a elaboração de seu orçamento doméstico, e tenha o controle da sua vida financeira em suas mãos. Desejo que esta prática se torne um hábito em sua vida. 

De início é normal te demandar mais energia, mais tempo, mas com o tempo terá mudanças significativas em sua vida, importante é não parar. Inicie de imediato e leve para toda vida esse cuidado com suas finanças, caso contrário será igual uma pessoa que inicia um regime para chegar ao peso ideal que ela almeja e logo depois relaxa, o que vai acontecer? A pessoa vai voltar a ficar acima do peso, não é mesmo.

Então tenha foco por toda sua sobre seu dinheiro.

Você vai perceber que vai passar pela fase da organização financeira, onde vai ter que terá mais foco em seus controles, mais atenção, mais cuidado, em seguida vem a fase da manutenção, você já se senti mais a vontade com seus lançamentos e controle tendo uma boa consciência dos seus gastos e por fim a fase da estabilização, agora você já esta no domínio do seu dinheiro suas finanças esta mais tranquilo e sabe que seus recursos estão bem administrados.

Nesse momento quero te falar da importância de um profissional, ele vai saber te orientar como executar tudo isso. Vamos imaginar uma pessoa que precisa perder peso, ela sabe que tem que cortar gorduras e açúcares, mas será que ela sabe a quantidade certa que tem que fazer isso? Na vida financeira a mesma coisa todos sabem que precisa gastar menos do que ganha, que tem que pensar no futuro, mas como executar isso? Será que estou no caminho certo? Pense nisso!

Gostou desse artigo? Então deixe seu like clicando no joinha aqui embaixo, isso ajuda nosso canal a crescer. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos, e se inscreva em nosso canal do youtube @pagueseprimeiro para ser notificado sempre que um novo vídeo for ao ar.

Um forte abraço e até o próximo vídeo.

Pague-se Primeiro. Você em primeiro Lugar.

Compartilhe

Mais posts

newsletter