A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras públicas e privadas.
O valor captado na LCA é destinado, principalmente, para os empréstimos a produtores rurais que precisam do dinheiro para comprar maquinário e insumos. Assim, ao mesmo tempo em que pode colher bons rendimentos, o investidor ajuda indiretamente a impulsionar um setor vital para o país. Os tipos de LCA são: Pré-fixado, Pós-fixado ou Híbrido.
Vantagens de investir em LCA:
- Rentabilidade: LCAs costumam ter taxas de rentabilidade ligeiramente superiores aos Certificados de Depósito Interbancário (CDI). Então, se você quer investir com rendimentos alinhados ao mercado, elas podem ser ótimas alternativas.
- Diversificação: geralmente, esses ativos são recomendados para a diversificação da carteira. Como eles financiam setores estratégicos da economia, você pode ganhar dinheiro e ainda ajudar no desenvolvimento desses setores.
- Isenção de IR: as LCAs não são tributadas e esta é uma das melhores vantagens desse tipo de investimento.
- Segurança: as LCAs são classificadas como investimentos de baixo risco e são tão seguras quanto a poupança. A segurança se justifica porque as LCAs contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por conjunto de depósitos e investimentos em cada instituição ou conglomerado financeiro, limitado ao teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
Eu sou Domingos Viscondes, educador financeiro do canal PAGUE-SE PRIMEIRO – e eu quero te pedir que se inscreva em nosso canal @pagueseprimeiro e receberá notificação todas as vezes que postarmos conteúdos. Também curta, comente e compartilhe, além de visitar nosso perfil do instagram @pagueseprimeiro.oficial para obter conhecimento em educação financeira.
Pague-se Primeiro: Você em primeiro lugar.