Quero investir minhas reservas em uma aplicação que renda mais que a poupança, e o meu gerente me ofertou um CDB, não conheço outra aplicação que não seja a poupança, o que é este tal de CDB?
Você vai entender agora o que é o tão falado CDB, que todas as instituições financeiras disponibilizam para seus clientes. Pois esta é a forma que elas possuem para a captação de recursos, ou seja, é desta forma que elas se capitalizam, digo, elas conseguem colocar para dentro de seu caixa os recursos das pessoas superavitárias (aquelas que possuem recursos) e desta forma eles podem emprestar para aqueles que são deficitários (aqueles que não tem recursos) e assim elas te pagam uma remuneração (taxa de juros). Para essa remuneração, as instituições financeiras usam como referência o CDI(Certificado de Depósito Interbancário) e de posse desses recursos elas emprestam para os deficitários a uma taxa maior, ficando assim com a diferença, que é chamada de spread.
Entre os investimentos de renda fixa, os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são os mais conhecidos. Eles estão disponíveis na maioria dos bancos – e, por essa comodidade, acabam sendo uma das primeiras opções para quem quer migrar o dinheiro da poupança para algo mais rentável.
Mas se o que você busca é retorno, saiba que as corretoras também oferecem CDBs, e muitas com remuneração acima da encontrada em grandes instituições financeiras.
O ideal é sempre buscar um CDB que lhe pague no mínimo 100% do CDI. Para quem é investidor conservador este é o mundo ideal, pois o CDB tem as seguintes características que lhe confere uma excelente opção:
- a) Opção de aplicação de pequenos valores
- b) Rentabilidade (prefixado, pós-fixado é atrelado a inflação)
- c) Liquidez diária
- d) Garantia do FGC
- e) Usa o CDI como referência (benchmarking)
- f) Fácil acessibilidade
- g) Fácil compreensão de sua funcionalidade
- h) Rende mais que a poupança mesmo tendo a incidência do Imposto de Renda.
Espero ter lhe proporcionado um conteúdo de qualidade e esclarecedor e se você gostou, compartilhe para que possa chegar a mais pessoas e elas também tenham o privilégio de adquirir este conhecimento.
Pague-se primeiro, você em primeiro lugar.
.
.