Trago neste artigo algo bem relevante que a maioria esmagadora das pessoas que tem liberdade financeira não percebe: a necessidade de alcançar a independência financeira.
Você pode estar se perguntando: “Mas não é a mesma coisa?”. Não, não é a mesma coisa! Vou explicar neste artigo, a diferença entre ambas e o motivo pelo qual você deve alcançar a independência financeira antes de alcançar a liberdade financeira.
Primeiramente, precisamos definir o que é liberdade financeira. Ela é a situação onde o indivíduo possui uma renda suficiente para manter o seu padrão de vida que deseja, ter a liberdade de poder adquirir a casa e o carro que quer, ir aos lugares e restaurantes que deseja, etc. Mas, caso esse indivíduo nunca tenha poupado e investido um único centavo sequer para formar um patrimônio no futuro, ele poderá perder a liberdade financeira num piscar de olhos, bastando para isso a perda da fonte ou das fontes de renda que possui, que lhe proporcionam essa tal liberdade. E isso pode ocorrer em caso de desemprego, falência de negócio, doenças, entre outros. A partir daí ele poderá depender de terceiros para poder sobreviver, mesmo que temporariamente.
Agora, se esse mesmo indivíduo tiver formado um patrimônio ao longo dos anos que lhe gere uma renda suficiente para manter o seu padrão de vida sem a necessidade de trabalhar, então, podemos dizer que o indivíduo alcançou a sua independência financeira.
Percebe a diferença agora? Pode-se dizer que a verdadeira “liberdade financeira” é quando se tem independência financeira, na medida em que esta última proporciona ao indivíduo:
1) liberdade geográfica, ou seja, ele pode estar no lugar que quer e na hora que quer;
2) liberdade temporal, ou seja, o indivíduo é quem controla o seu tempo, podendo fazer o que quer e na hora que desejar;
3) liberdade de escolha, ou seja, o indivíduo trabalha por opção e no que ele mais gosta de fazer, e não mais por necessidade.
Por esse motivo, eu sempre recomendo alcançar primeiro a independência financeira antes de se alcançar a liberdade financeira. A maior tranquilidade que você pode ter na vida é não depender mais financeiramente de terceiros. Após adquirir essa tranquilidade, você passará a ter mais paz, saúde e felicidade na sua vida!
Gostou desse artigo? Continue nos seguindo para aprender mais sobre educação financeira a ponto de alcançar a sua tão sonhada independência financeira. Compartilhe também com amigos que precisam aprender mais sobre esse assunto. Nos siga também no perfil do instagram @pagueseprimeiro.oficial.
Pague-se primeiro: Você em primeiro lugar.