Olá,
Hoje eu gostaria de falar para vocês que ainda não consegue poupar. Sabe por que vocês não consegue poupar? Porque não estabelece Metas! E quando não se estabelece Metas, não se estabelece prioridades. Agora você deve estar pensando: “Certo, já entendi. Mas por que eu não estabeleço metas?” E eu te respondo: “Por que você não tem sonhos!”.
Pode parecer muito simplório eu dizer que você não poupa porque não tem sonhos. Afinal, você pode realizar os seus sonhos estudando, trabalhando e ganhando dinheiro enquanto tem saúde. É verdade! Mas pare um pouco e pense: você já se perguntou qual o percentual da população brasileira que pode realizar os seus sonhos com a renda mensal que ganham após satisfazer todas as necessidades básicas de suas famílias? Pois é… É um percentual muito pequeno, não é mesmo? E é aqui onde mora o problema!
Na cultura brasileira, muitos acreditam que quem pode realizar sonhos é quem tem muito dinheiro. Mas na realidade, isso é um mito! E esse mito foi muito propagado ao longo de gerações e gerações de brasileiros devido à enorme desigualdade social histórica do nosso país, como também à falta de educação financeira da nossa população.
É plenamente possível para qualquer cidadão brasileiro formar o seu “pezinho de meia”. Aquele que ganha muito pouco e precisa sustentar uma família numerosa, pode também, formar uma reserva de segurança e colocá-lo num investimento que tenha alta liquidez, segurança e baixíssimo risco. Quanto que ele precisa poupar para formar essa reserva? Não sei, vai depender da finalidade dessa reserva de segurança. Ele pode, por exemplo, usar essa reserva no futuro para dar entrada num financiamento imobiliário do Minha Casa Minha Vida (hoje Verde Amarela) para sair de uma moradia prestes a desabar em cima da família dele. Ele pode, por exemplo, usar essa reserva no futuro para pagar um plano de saúde que será utilizado numa cirurgia de emergência dele ou de um familiar, porque ele não pode mais esperar essa cirurgia na fila do SUS.
Esses exemplos que eu citei acima são sonhos? Obviamente que não. Mas se houver essa reserva abençoada ali na hora do desespero, garante a sobrevivência da família! Agora, se você é uma pessoa que já ganha razoavelmente bem, satisfaz todas as necessidades básicas da família e o dinheiro que sobra na conta você gasta com besteira porque não sabe o que fazer com ele… Então você não tem sonhos meu amigo. E não é culpa sua! É culpa da nossa cultura, onde as pessoas acham que pobre tem que morrer pobre e sonhar é um delírio, pois sonhar é apenas para quem é “rico”. Mas não é verdade meu nobre amigo. Isso eu te garanto!
Portanto, permita-se sonhar. Trace uma lista de sonhos e precifique cada um deles. Quanto custa esse sonho? Custa xxx. Quanto preciso aportar todo mês para alcançá-lo? Preciso aportar xyz. Isso se chama Planejamento! Quando você se planeja, poupar fica muito mais fácil e termina se tornando um hábito!
Gostou desse conteúdo? Então nos siga e compartilhe esse artigo com um amigo que precisa também aprender a poupar e formar sua Reserva Financeira.
Abraços,
Pague-se primeiro, você em primeiro lugar.