VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

Independência Financeira e Liberdade Financeira

Olá pessoal, 

  Hoje eu gostaria de falar para você que ainda pensa que independência financeira é a mesma coisa de liberdade financeira. Saiba que são conceitos distintos. Vou explicar para você neste artigo a diferença entre um e outro.

  Segue abaixo os conceitos de cada um:  

1) Independência financeira => É a situação financeira onde o indivíduo não depende do trabalho ou de terceiros para sobreviver. Isso acontece quando a renda passiva (renda proveniente dos investimentos) é suficiente para custear as necessidades básicas e ainda sobra um adicional para outras despesas e até mesmo para reinvestir, desobrigando o indivíduo de trabalhar para se sustentar. Trabalho não é mais uma necessidade, mas sim uma opção;

2) Liberdade financeira => É a situação financeira onde o indivíduo tem liberdade para desfrutar de bens e serviços de sua preferência, pois a renda dele é suficiente para bancar o padrão de vida que ele deseja.

  Compreenda que você pode ter liberdade financeira, mas não ter independência financeira. O contrário também é verdadeiro. Você pode ter independência financeira, mas não ter liberdade financeira. E você também pode ter os dois, situação essa que representa o último estágio da evolução financeira.  

  Se você tem liberdade financeira, muito provavelmente você tem o imóvel e o automóvel que deseja, viaja para o exterior, frequenta bons restaurantes, etc. Mas mesmo nesse caso, você pode NÃO ter independência financeira.

Exemplo: você tem uma renda mensal de 50 mil reais e tem o padrão de vida que sempre sonhou, mas nunca investiu 1 centavo sequer para formar um patrimônio. Caso você perca a sua única fonte de renda que lhe proporciona tudo o que você deseja, você deixa de ter liberdade financeira.

 E passa a se tornar dependente financeiramente de terceiros, mesmo que temporariamente.    

  Já quando você tem independência financeira, muito provavelmente você sobrevive com a renda proveniente dos seus investimentos sem a necessidade de trabalhar.

Mas mesmo nesse caso, você pode NÃO ter liberdade financeira. Exemplo: você tem uma renda passiva mensal de 5 mil reais e vive confortavelmente dessa forma. Porém, você não tem liberdade financeira para fazer escolhas financeiras restritas às classes ricas e ultra ricas. Afinal, você ganha “apenas” 5 mil reais e decidiu não trabalhar mais para aumentar a renda total.

  E quando você tem ambos? Bem, nesse caso você tem um padrão de vida bastante elevado e não precisa mais trabalhar para manter essa vida tão sonhada. Geralmente quem está nesse patamar são aqueles indivíduos multimilionários ou bilionários, independente da forma como alcançaram esse patamar (herança ou esforço próprio).

  E aqui vai uma notícia boa para você: é possível atingir o último estágio da evolução financeira, caso você deseje. Obviamente que não é fácil, pois você deverá pagar um preço para atingi-lo.

  Mas independente de qual estágio você deseja alcançar, procure escalar degrau por degrau. Se você deseja atingir o último estágio, busque antes a independência financeira. Depois alcance a liberdade financeira. E por fim, alcance ambos.

  O mais importante na caminhada da evolução financeira é não pegar atalhos para queimar as etapas. Lembre-se sempre que os ingredientes mais importantes para o investidor são a disciplina e a paciência.

Espero que esse artigo tenha te ajudado. Continue nos seguindo para ter sempre acesso a informações relevantes que podem te auxiliar a conquistar sua liberdade e independência financeira. Não esqueça de compartilhar com um amigo que precisa também ler esse conteúdo.

Abraços,

Pague-se primeiro, você em primeiro lugar

Compartilhe

Mais posts

newsletter