Finanças para casais, evite conflitos no seu relacionamento.
A falta de comunicação entre os casal no que diz respeito a saúde da Vida Financeira ainda é grande no nosso país. As crenças que cada um traz em relação ao gerenciamento de seus recursos financeiros acabam trazendo desconforto e desentendimento na relação.
Mas a falta de hábito de discutir, a vergonha ou o medo de analisar e entender o orçamento de um casal, não diminui a importância desse tema dentro de um relacionamento.
Pensando nisso, trago algumas estratégias que te ajudarão a melhorar as finanças no seu relacionamento. Não deixe o dinheiro ser vilão causador de desconforto e brigas na sua relação.
1 – Saiba qual é a renda do casal, da família.
Para definir o teto de gastos do mês, vocês precisam entender qual a quantidade de dinheiro que entra e quanto sai com os gastos todos os meses.
Assim vocês conseguirão analisar e avaliar quais gastos são excessivos e quais devem ser evitados para não entrarem em um endividamento.
Vocês precisam desenvolver a disciplina e autocontrole com as suas finanças.
2 – Combine a divisão das despesas.
Isso mesmo, vocês dois trabalham e possuem renda, é importante definir qual será a contribuição de cada um para as despesas comuns da casa.
Existem vários tipos de casais: tem aqueles que resolvem juntar todo o dinheiro em uma conta conjunta. As despesas são pagas, o dinheiro para os investimentos é separado e o que sobra é dividido igualmente para cada parceiro para as suas despesas pessoais.
Já tem casal que prefere manter contas separadas. E uma medida prática e justa seria a contribuição com as despesas em comum de forma proporcional à renda de cada um.
Sobre essa questão como será a divisão de pagamento de despesas, cada casal é livre para escolher o que é mais confortável, para que ninguém se sinta prejudicado e injustiçado na hora dessa divisão das contas. E por isso, a conversa sobre esse assunto é fundamental.
3 – Combine um valor mensal para despesas pessoais
É interessante também que o casal adote uma espécie de “mesada”.
Porque é importante que cada um mantenha a sua individualidade em relação ao dinheiro, sem a necessidade de prestar contas um ao outro a cada gasto feito.
É interessante, estipular um valor fixo por mês para que cada um se sinta livre em gastar com aquilo que deseja, faz parte dos bons hábitos para o equilíbrio da vida financeira do casal.
4 – Construa uma Reserva Financeira de Segurança
Uma das certezas que temos na vida é que imprevistos acontecem. Acontecem comigo, com você e com todas as pessoas. E não há sensação pior do que um acontecimento inesperado que nos pega de surpresa, sem nenhuma provisão.
E alguns imprevistos podem representar grandes gastos, dificultando o dia a dia da família.
A melhor forma de lidar com imprevistos é se antecipando a eles. Daí a importância de vocês construirem uma reserva financeira de segurança que seja capaz de cobrir os acontecimentos inesperados que chegam, evitando assim a necessidade da tomada de um crédito com juros altos, por exemplo.
5 – Crie Objetivos e trace Metas em conjunto
Uma das melhores formas de conseguir guardar dinheiro é trazer os sonhos para dentro do relacionamento.
Traçar objetivos e metas financeiras em conjunto ajuda não só na organização das finanças e o planejamento do futuro a dois, como também fortalece a própria relação.
6 – Aja em parceria
Para que um relacionamento seja bem-sucedido financeiramente, o casal precisa atuar em conjunto, participando ativamente das finanças da família.
A questão é que não existe certo ou errado, nem fórmula mágica. A palavra de ordem é o diálogo, sempre! E isso serve também para as outras áreas da vida a dois.
Quando o assunto se tratar de finanças, de dinheiro, procurem estar calmos e em um ambiente tranquilo, livre de pressões, para que a conversa seja leve e produtiva.
Espero que essas estratégias ajude você a melhorar e encontrar o equilíbrio na vida financeira dentro de seu relacionamento. Que os desafios financeiros sejam encarados com mais facilidade.
Se esse conteúdo fez sentido para você, siga nosso site e receba sempre mais conteúdos sobre educação financeira para melhorar cada vez mais as finanças dentro de seu relacionamento. Não esqueça de compartilhar com um amigo que também precisa ler esse artigo.
Abraços,
Pague se primeiro, você em primeiro lugar