Etapas fundamentais para um bom planejamento financeiro do casal.
Hoje trago pra você as etapas fundamentais para o casal conseguir construir um bom planejamento financeiro no seu relacionamento. São elas: Controle dos gastos, estabelecimento de metas, Plano de investimentos, Plano de ação e Acompanhamento frequente.
Tudo começa com o controle de gastos. É preciso anotar tudo que se gasta, tudo mesmo. Quanto mais detalhado for esse processo, melhor. Busque informações em faturas dos cartões, extratos de contas bancárias etc. Se necessário, passe ao menos um mês anotando diariamente todos os gastos em uma agenda de papel e depois transfira essas informações para uma planilha. Muitos, nesse processo, se surpreendem com os valores auferidos.
Após conhecer o perfil de gastos e todos os números de forma detalhada, o casal precisa dialogar sobre seus planos, projetos, sonhos individuais e conjuntos.
Essa etapa pode ser dividida em três caixas: projetos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: no curto prazo, o plano pode ser a formação de uma reserva de emergência, uma viagem ou um curso. No médio prazo, a chegada de um bebê ou a compra ou troca de um imóvel ou veículo. No longo prazo, a conquista da independência financeira ou aposentadoria. É fundamental nessa etapa que o casal olhe para a mesma direção, sonhe junto e execute junto.
Para que os sonhos possam ser conquistados, é preciso poupar. Criar reservas financeiras suficientes. Para tanto, o orçamento deve ser superavitário, ou seja, deve sobrar dinheiro.
Talvez em um primeiro momento, após todos os gastos serem levantados, é comum perceber que não sobra nada. Nesse momento, é preciso conversar e verificar no que é possível economizar. Pode ser que sacrifícios tenham que ser realizados, porém, a ideia central é gastar menos agora para gastar melhor e com mais qualidade no futuro.
Lembrando também que a formação de uma reserva de emergência deve ser a prioridade. Estabeleça uma meta de acumular 6 a 12 meses das despesas médias mensais do casal. Feito isso, é hora de pensar em investimentos de médio e longo prazo.
Por fim, após controlar os gastos, estabelecer as metas e traçar os planos de investimento, é preciso pôr os planos em prática e monitorá-los. Crie um plano de ação para cada etapa com os detalhes da execução. Estabeleça um plano de acompanhamento mensal no mínimo.
Os números mudam, a renda pode aumentar ou diminuir, problemas podem surgir, enfim… muitas variáveis podem forçá-los a mudar a direção. O importante é sempre fazer ajustes sempre que necessário, para não perder a direção
Estabelecer planos e metas alcançáveis é fundamental para que o desânimo não os faça desistir. O planejamento não é um fim, mas um meio para se conquistar sonhos. Cuidar das finanças e planejar juntos despesas, projetos e investimentos fortalece a relação e o único efeito colateral é a prosperidade.
A estabilidade financeira será adquirida após alguns anos de disciplina.É necessário comprometimento. Os dois devem compartilhar sonhos e projetos e, para conquistá-los, os esforços devem ser somados. Caso contrário, o planejamento não funciona!
Queremos te ajudar nesse processo de realização na vida financeira aí no seu relacionamento. Para isso é só continuar nos seguindo aqui no nosso site pagueseprimeiro.com.br e através do perfil do instagram pagueseprimeiro.oficial. Pelos nossos canais de comunicação você sempre estará evoluindo o conhecimento financeiro para gerir de forma assertiva a vida financeira de sua casa.
Pague-se primeiro: Você em primeiro lugar.