COMO GASTAR MENOS DO QUE VOCÊ GANHA
Quero te mostrar quais as etapas que você deve seguir para conseguir gastar menos do que você ganha.
Talvez você já tenha até ouvido conselhos do tipo: “ah, mas é só cortar isso ou aquilo”. Na prática, sabemos que o controle financeiro não é tão simples assim e que essa mudança envolve várias questões.
Para economizar, não basta sair cortando todos os gastos. Temos que Aprender como fazer isso efetivamente. O primeiro passo sempre envolve reconhecer a situação financeira atual e procurar soluções cabíveis para melhorá-la.
Assim como a maioria dos bons hábitos, gastar menos do que se ganha é bastante difícil de manter mas é possível, mantendo a disciplina e mudanças de comportamentos.
Se você quiser ter o controle de sua vida financeira e ter realizações você precisa viver com menos que se ganha e isso não deve ser um projeto temporário mas sim constante. Para controlar realmente seu dinheiro, você deve aprender a fazer essa caminhada de forma permanente e isso vai exigir algumas etapas.
Basicamente, essas são as etapas para um caminhada financeira de resultados:
PRIMEIRA ETAPA: Assuma o controle financeiro pessoal. Essa será uma das chaves para o seu sucesso. Portanto, certifique-se de saber tudo sobre o seu dinheiro: fontes de receita líquida, despesas fixas e variáveis e, também estipule as metas financeiras – isso vai ser importante futuramente.
SEGUNDA ETAPA: Desenvolva um plano de gastos pessoais a partir do que você aprendeu na etapa anterior e faça os ajustes necessários. Aqui, você pode tanto focar em aumentar sua renda como em limitar ou cortar aquelas despesas que pesam mais no seu orçamento.
TERCEIRA ETAPA: Não adianta fazer tudo isso e depois esquecer… manter o plano e zelar para sua realização é essencial. Para isso, dedique um período de tempo, pelo menos uma vez ao mês, para rever sua situação financeira e fazer reajustes, se preciso for.
Mesmo com um plano bem definido, vale ressaltar que nem sempre as coisas saem como imaginamos, como você já deve saber bem! Por isso a terceira etapa é tão necessária: a revisão mensal é a hora de entender o que deu certo e o que não deu, refazendo ou recalculando o que for preciso.
Não fique frustrado se a realidade for muito diferente da expectativa: o planejamento serve para prever, mas a vida dificilmente é constante a ponto de nada mudar. O que importa é você estar preparado para essas mudanças e continuar tendo o controle de sua vida financeira.
Espero ter contribuído com você através desse artigo. Para continuar recebendo mais conteúdo de valor continue nos seguindo aqui no nosso site e compartilhe também esse artigo com um amigo que precisa aprender a gastar menos do que ganha e ter o controle de suas finanças.
Pague-se primeiro: você em primeiro lugar.