Assim como no caso do Certificado de Depósito Bancário – CDB, outro ativo de renda fixa é a Letra de Crédito do Agronegócio – LCA. Quem compra títulos de LCA está fazendo um empréstimo ao banco e, no fim, recebe uma remuneração por isso. Todos eles são títulos de emissões bancárias.
Desta forma, o banco empresta dinheiro aos produtores rurais com objetivo de financiar atividades vinculadas à produção, comercialização, industrialização de produtos ou insumos agropecuários (máquinas e implementos) usados em atividades do agronegócio. A LCA, portanto, é um título vinculado a direitos creditórios originários de negócios realizados entre produtores rurais ou suas cooperativas, e terceiros, incluindo financiamentos ou empréstimos.
Tipos de LCAs
LCA Pré-fixada
veste em LCA com rentabilidade pré-fixada, é possível saber com antecedência qual o retorno do investimento, pois a taxa é divulgada já no momento da compra. Por esse motivo, é comum que essa seja considerada a opção mais segura, já que o investidor não precisa se preocupar com oscilações na economia interferindo em seu investimento. Ao fim do contrato, ele não tem surpresas para fazer o resgate integral do valor investido acrescido da rentabilidade acordada.
LCA Pós-fixada
As LCAs pós-fixadas funcionam como indica o nome: a rentabilidade é fixada em um momento posterior à compra – mais especificamente, no resgate. Nesses casos, a taxa pode ser aquela praticada pelos Certificados de Depósito Interbancário (CDI). Também é possível que as LCAs sejam corrigidas pelo IPCA, que é o indicador oficial da inflação no país.
Nos dois casos, o valor varia diariamente e isso faz com que as LCAs pós-fixadas estejam mais sujeitas às oscilações do mercado.
LCA Híbrida
As LCAs híbridas são a terceira e última categoria para investimento em Letras de Crédito do Agronegócio e funcionam de maneira a combinar características dos dois tipos anteriores. Ou seja, paga um percentual fixo e outro atrelado a algum indicador. A taxa pré-fixada tem o objetivo de garantir a reposição das perdas inflacionárias do período, enquanto a taxa variável oferece um ganho real para o investimento.
LCA DI 90 ou com Carência
Além das modalidades de LCAs apresentadas acima resgatáveis apenas no vencimento, recentemente, surgiu no mercado um outro tipo de investimento em Letras de Crédito do Agronegócio. As LCAs com carência estipulada. Passado esse período de carência, o investidor tem a opção de fazer o resgate antecipado sem a perda da remuneração do período e sem pagar nenhuma taxa ou deixar o dinheiro investido.
Vantagens de investir em LCA
1• Rentabilidade: LCAs costumam ter taxas de rentabilidade ligeiramente superiores ao CDI. Então, se você quer investir com rendimentos alinhados ao mercado, elas podem ser ótimas alternativas.
2• Diversificação: geralmente, esses ativos são recomendados para a diversificação da carteira. Como eles financiam setores estratégicos da economia, você pode ganhar dinheiro e ainda ajudar no desenvolvimento desses setores.
3• Isenção de IR: as LCAs não são tributadas e esta é uma das melhores vantagens desse tipo de investimento.
4• Segurança: as LCAs são classificadas como investimentos de baixo risco e são tão seguras quanto a poupança. A segurança se justifica porque as LCAs contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por conjunto de depósitos e investimentos em cada instituição ou conglomerado financeiro, limitado ao teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
Se gostou, compartilhe este conteúdo com amigos que precisam também entender melhor este assunto. Nos siga também pelas redes sociais: canal do YouTube @pagueseprimeiro e perfil do Instagram @pagueseprimeiro.oficial.
Pague-se primeiro você em primeiro lugar