Como começar a investir
Todo começo é difícil e nos investimentos não é diferente.
Esse artigo traz alguns cuidados que se deve ter antes de começar a investir.
Quando sua conta corrente começa a sair do zero saiba que os juros compostos podem trabalhar a seu favor e com o tempo se diminui a força que você, investidor precisa fazer.
É desconfortável começar algo novo, principalmente quando não se tem prática ou habilidade, tudo é difícil e confuso. É necessário se esforçar mais do que o normal para termos um desempenho satisfatório. Não há como escapar disso. Portanto, é necessário começar. Porém, devagar, pois se formos afoitos os tombos podem ser mais graves.
É preciso conquistar a confiança em um dia de cada vez nos investimentos.
Mas como começar?
Normalmente as pessoas pedem dicas querendo que alguém lhes digam o que fazer, onde investir.
Notem que elas não conhecem a quem perguntam, e a recíproca é verdadeira. Então como isso poderia dar certo?
Esse comportamento é um prato cheio para os oportunistas, esses sim querem indicar a você “excelentes investimentos”. Digo isso pois já fui seduzido com ganhos acima da média do mercado e principalmente com ganhos rápidos.
É preciso compreender que se você quer assumir a sua vida financeira e ter alguma chance de sucesso é necessário conhecimento para aprender a investir.
A porta de entrada para investidores iniciantes no mercado financeiro é a Renda Fixa, isto é, dominar a renda fixa, entender a fundo seu funcionamento.
Compreender como os juros atuam a curto, médio e longo prazo e como influenciam todo o mercado, eles são a pista para que você entenda os demais produtos financeiros, sem isso você não terá bases teórica para compreender porque uma ação sobe ou desce, faz toda a diferença nos seus investimentos.
Sem conhecimento você não terá convicção para aplicar sua estratégia. Você não terá a base teórica para compreender porque uma ação sobe ou desce, porque um Fundo Imobiliário pode valorizar ou desvalorizar, a importância da taxa Selic nos investimentos de renda fixa.
Sem um mínimo de conhecimento financeiro dificilmente o investidor terá bons resultados. Quem não tem controle emocional para aguentar as quedas do mercado nunca terá resultados expressivos.
De tempos em tempos o mercado te testará. Ele vai fazer você se perguntar durante meses ou até anos o porquê do seu investimento. Se ele não for sólido o bastante você vai vendê-lo com prejuízo, várias vezes.
Por isso, não queime etapas, o tempo é seu professor, a experiência é um requisito e a paciência é indispensável para se tornar um investidor de verdade.
Mas, com certeza, vale a pena buscar mais conhecimento e iniciar seus investimentos para alcançar sua independência financeira.
Gostou desse artigo? Então compartilhe com mais pessoas e deixe aqui seu comentário se fez sentido para você.
Até o próximo artigo e bons investimentos.
Pague-se primeiro, você em primeiro lugar.