O Tesouro Direto criou um novo título com rendimentos acima da inflação, o Tesouro RendA+. No Tesouro RendA+ você pode começar a investir a partir de aproximadamente R$ 30,00 por mês, ampliando o acesso para todas as pessoas a uma aposentadoria complementar.
No simulador, disponível no site do Tesouro Direto, tesourodireto.com.br, você responde apenas três perguntas e já sabe qual o título mais apropriado para investir e realizar seus aportes mensais. Você preenche a sua idade, com quantos anos quer se aposentar e qual o valor ideal para sua renda extra no futuro? Se você já tiver recursos disponíveis e quiser começar a investir com um aporte inicial maior, também é possível. Isso facilita o alcance da sua renda extra.
Para isso basta acrescentar o valor desse aporte, assim você saberá o impacto sobre os valores e quantidades mensais que deverá investir para alcançar a sua meta de renda futura. Contudo, esse aporte inicial não é obrigatório. Além disso, aportes adicionais poderão ser feitos a qualquer momento.
Mas como funciona esse novo título? A regra de rentabilidade do Tesouro RendA+ (inflação + taxa real) é a mesma do Tesouro IPCA+, um dos títulos mais vendidos do Tesouro Direto. A principal diferença está no fluxo de renda. Como assim o fluxo de renda? Calma! É que no Tesouro RendA+ há um fluxo específico que facilita o planejamento de uma aposentadoria complementar.
Você investe hoje e não receberá nenhuma parcela por um tempo, que é o período de acumulação. Nesse tempo, os rendimentos são acumulados. Depois de uma certa data (de aposentadoria), em vez de receber tudo em uma única parcela (como faz o Tesouro IPCA+), você garante que vai ter uma renda mensal por 20 anos.
Esse fluxo mensal de 240 parcelas (por 20 anos) assegura que os investidores receberão todos os recursos aplicados até o último pagamento. Além disso, durante o período de acumulação, o investidor poderá fazer várias aplicações, o que permite um planejamento.
Sendo assim, a cada investimento, você vai adquirindo títulos (ou frações) do RendA+, que serão todos pagos a partir da data escolhida. Quanto mais títulos você puder comprar, maior será sua renda para sua aposentadoria.
Mais atenção! Ao investir no Tesouro RendA+ é importante saber que você terá uma carência de 60 dias para realizar um resgate após a data de cada investimento, data da compra. Ou seja, não será possível realizar resgates antecipados nesse período. O período de carência se aplica aos valores específicos de cada operação, ou seja, os saldos de compras que já completaram 60 dias não são impactados pela carência de novos investimentos.
Portanto, se você pretende ter uma aposentadoria melhor no futuro, essa é uma excelente opção, pois as principais características desse título contemplam aqueles investidores que buscam um planejamento a longo prazo.
Gostou desse artigo? Então deixe aqui seu comentário, nos siga no canal do youtube @pagueseprimeiro e ative o sininho para sempre receber novos vídeos que te ajudarão a cuidar melhor das suas finanças.
Pague-se Primeiro: você em primeiro lugar.