Quando o assunto é investimento, não existe resposta correta sobre qual é a melhor opção. Tudo depende do objetivo, propósito e interesse do investidor e da situação do mercado no momento da tomada de decisão.
No comparativo entre LCI/LCA ou CDB, é importante se lembrar de que eles possuem mais características que os aproximam do que os separam. Por exemplo: ambos se tratam de opções de renda fixa e, consequentemente, de baixo risco. Eles estão assegurados pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, com proteção de até R$250 mil por CPF.
O que irá determinar a melhor opção é o tempo pelo qual o investidor está disposto a manter seu dinheiro aplicado. Por exemplo: em se tratando de um capital que além de ser objeto de investimento pode, eventualmente, ser usado como fundo de emergência, a liquidez é um ponto a ser considerado. Isso porque o CDB possui opções com liquidez diária, que permitem que o valor seja resgatado em um curto prazo, enquanto o LCI e LCA possuem alternativas mais restritas.
A outra diferença entre as modalidades é a de tributação. Embora inicialmente o LCI e LCA pareçam mais atraentes por dispensar essa obrigação, o CDB, quando investido a longo prazo, tende a gerar mais rendimentos. Por isso, a estratégia de cada investidor é determinante para o sucesso do investimento.
Quer conhecer opções seguras para investir? Você quer melhorar a sua relação com o dinheiro? É recomendado fazer cursos na área de educação financeira. No site do PAGUE-SE PRIMEIRO, você tem acesso para aprofundar em temas de autoconhecimento, equilíbrio financeiro, educação financeira, investimentos e muito mais.
Quer aprender mais? Então se inscreva em nossas mídias sociais e compartilhe, para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos que irão enriquecer sua vida financeira e te ajudará a ter uma melhor gestão de seu dinheiro.
Pague-se primeiro – Você em primeiro lugar.