Já postamos aqui no canal como se faz o cálculo para a reserva de segurança…aquela que você deve ter para situações de emergência. Então, ao observar o seu custo de vida de no mínimo 6 meses e já estar definido o valor, é importante saber onde investi-lo de modo correto.
Entenda quais os investimentos mais apropriados para a reserva de segurança, sua reserva para eventuais emergências e oportunidades. Essa reserva deve ser aplicada em um local diferente do dinheiro da sua conta corrente, aquele que você já usa para pagar as contas e despesas do dia a dia. E observe que este não é um tipo de investimento que visa os ganhos extraordinários….o intuito da reserva de segurança é estar disponível para o resgate imediato em situações de necessidade.
Por isso, o ideal é que esse dinheiro esteja em aplicações de elevada liquidez (facilidade de saque) e conservadoras, ou seja, pouquíssimo risco.
Então, na hora de guardar sua reserva você deve priorizar os quatro aspectos abaixo:
- Liquidez: facilidade de sacar o dinheiro a qualquer momento.
- Baixo custo: não apresentar altos custos administrativos e de Imposto de Renda.
- Segurança: ter cobertura do FGC ou oferecer mecanismos de segurança.
- Baixa volatilidade: não ter grandes oscilações nesta parte do seu patrimônio.
Sendo assim, por considerar esses aspectos, não é recomendável investir a reserva de segurança em ativos como Fundos Imobiliários, ações, Fundos Multimercados, investimentos no exterior e similares.
Por isso, você não deve se preocupar excessivamente com a rentabilidade da aplicação, tendo em vista que esse não é o objetivo principal. Sendo sempre, os investimentos conservadores e com liquidez diária os mais indicados para guardar a sua reserva de segurança
Para construir sua reserva, fazer seus investimentos sem sair perdendo, procure sempre manter a disciplina e adquirir mais conhecimento financeiro através da Educação Financeira.
Espero ter te ajudado a entender o que se deve levar em consideração ao investir sua reserva de segurança. Quer aprender mais? Nos siga nas redes sociais: youtube pagueseprimeiro e Instagram @pagueseprimeiro.oficial.
Pague-se Primeiro: Você em Primeiro Lugar.